Pular para o conteúdo principal

AGENTES INTERNOS FORMADORES DO RELEVO

 


O relevo é caracterizado como o conjunto de variações de nível da superfície terrestre. Os agentes formadores do relevo, que podem ser internos ou externos, são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação no processo de formação e modelagem do relevo.

Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo, o vulcanismo e abalos sísmicos. 

TECTONISMO



O tectonismo é, basicamente, originada da movimentação, interação, colisão e afastamento das placas tectônicas. 


Os movimentos da placas litosféricas são provocados pela quantidade de calor existente dentro da Terra, dando origem às correntes de convecção que podem ser convergentes e divergentes: a primeira quando as placas se chocam e a segunda quanto se afastam.


Por conta destes movimentos, diversas formas de relevo são formadas, originando cadeias de montanhas e fenômenos como vulcanismo e terremotos. 

VULCANISMO

O processo de vulcanismo interfere na formação do relevo, pois quando existe uma grande pressão no interior da Terra, as camadas da crosta se rompem. De uma forma geral, o vulcanismo dá origem a duas formas de relevo: as montanhas e os planaltos.


Atividade de erupção do magma localizado no interior da Terra em direção à superfície. Esse material quente e pastoso costuma encontrar brechas para a sua ascensão nas zonas de encontro entre duas placas tectônicas, onde existem falhas e fraturas que permitem a sua passagem, criando planaltos basálticos.

Foto: Vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção em 2021 em La Palma, Vilas Canárias.

Dos agentes endógenos de transformação do relevo, o vulcanismo é o que provoca mudanças na superfície de forma mais rápida, através da ação do magma sobre os solos, mas também atua de forma lenta, durante a formação dos próprios vulcões, o que leva milhares de anos para acontecer.



Geralmente, os solos localizados em regiões vulcânicas, ou cuja origem remonta a atividades vulcânicas em tempos pretéritos, costumam ser extremamente férteis, em virtude da quantidade de minerais que são liberados durante as erupções.


ABALOS SÍSMICOS



Também chamados de terremos ou tremores de terra estão diretamente ligados à dinâmica tectônica. São gerados pelo movimento agressivo das massas da crosta interior da Terra ou do manto terrestre, resultante de abruptas acomodações das camadas rochosas. 



Podem ser resultantes do choque entre duas placas que se encontram (movimentos convergentes), do afastamento entre elas (movimentos divergentes) ou quando placas vizinhas movimentam-se lateralmente, raspando uma na outra (movimentos transformantes).





FONTE:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agentes-formadores-relevo.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/agentes-formacao-relevo.htm

https://www.todamateria.com.br/agentes-do-relevo/

Comentários